quinta-feira, 10 de março de 2011

O Santo Daime

O Culto Eclético da Fluente Luz Universal - "Santo Daime"


È uma rica manifestação cultural folclórica e espiritual em que se constitui o culto da ahyauasca/Santo Daime no contexto da Amazônia Ocidental Brasileira.
O objetivo desse trabalho espiritual é alcançar o auto-conhecimento,  utilizando da bebiba enteógena sacramental (ahyausca) rebatizada pelo mestre Irineu como Santo Daime, esse culto resume-se em comungar em datas apropriadas.


A doutrina do Santo Daime ou doutrina do mestre Irineu surgiu na floresta,e prega o amor pela natureza e consagra todo o planeta como sendo o cenário sagrado da nossa mãe terra.


o trabalho mantém vínculos com a floresta e com a causa da preservação ambiental, que chega a ser considerado como uma questão de fundo espiritual para os membros do culto, existe até um Instituto de Desenvolvimento Ambiental Raimundo Irineu Serra, que se dedica a projetos de desenvolvimento auto-sustentável.


O culto surgiu no século XX, no interior da floresta amazônica com o neto de escravos Raimundo Irineu Serra, que recebeu a revelação de uma nova doutrina de cunho espiritual, a partir da bebida Ayahuasca(vinho das almas) também denominada Santo Daime. Irineu teria visto uma aparição de Nossa Senhora da Conceição, em uma das primeiras vezes que tomou a bebida, no Acre.


A bebida usada no ritual é obtida através da junção de duas plantas, o cipó jagube (banasteriopsis caapi) e a folha Rainha (psicotrya viridis) ambas nativas da floresta tropical. bebida essa que produz de acordo com o culto uma experiência de contato com a divindade interior, presente no próprio homem.

fonte: http://www.santodaime.org/index.htm